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NORMAS – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Formato ARTIGO CIENTÍFICO)
I – ORGANIZAÇÃO DO TEXTO
1. Título
2. Autor
3. E-mail do autor
4. Professor orientador
5. E-mail do professor orientador
6. Resumo
7. Palavras-chave
8. Abstract
9. Keywords
10. Introdução
11. Texto ( pode ou não haver subdivisões)
12. Considerações Finais
13. Referências
II – DIAGRAMAÇÃO - FONTES
1. Tamanho da fonte do TÍTULO do artigo: Arial 14 – Negrito – Centralizado – Caixa Alta
2. Tamanho da fonte do nome do autor e e-mail: Arial 10 – Centralizado
3. Tamanho da fonte “RESUMO”: Arial 10 – Negrito – Centralizado – Caixa Alta
4. Tamanho da fonte “Palavras-chave”: Arial 10 – Negrito – Centralizado
5. Tamanho da fonte “ABSTRACT”: Arial 10 – Itálico - Negrito – Centralizado – Caixa Alta
6. Tamanho da fonte “Keywords”: Arial 10 – Itálico – Negrito – Centralizado
7. Tamanho da fonte do “conteúdo do RESUMO”: Arial 10
8. Tamanho da fonte do “conteúdo das Palavras-chave”: Arial 10
9. Tamanho da fonte do “conteúdo do ABSTRACT”: Arial 10 – Itálico
Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé Recredenciado pela Portaria MEC nº 1.286, de 17/11/2016 - D.O.U. de 18/11/2016
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Fone: (35)3551-5267 - Site: www.unifeg.edu.br
10. Tamanho da fonte do “conteúdo das keywords”: Arial 10 - Itálico
11. Tamanho da fonte do “texto”: Arial 11
12. Tamanho da fonte das “citações recuadas” (+ de 3 linhas): Arial 10
13. Tamanho da fonte das “notas de rodapé”: Arial 9
III - DIAGRAMAÇÃO – ESPAÇAMENTO
1. Espaçamento entre Título – Autor: DOIS
2. Espaçamento entre Autor – Resumo: DOIS
3. Espaçamento entre Resumo – Palavras-chave: DOIS
4. Espaçamento entre Palavras-chave – Abstract: DOIS
5. Espaçamento entre Abstract – Keywords: DOIS
6. Espaçamento entre Keywords – Texto: DOIS
7. Espaçamento entre Introdução e demais divisões e/ou subdivisões do texto: DOIS
8. Espaçamento entre Texto – Referências: DOIS
9. Espaçamento do Texto: UM E MEIO
IV – DIAGRAMAÇÃO – MARGENS
1. Margem esquerda: 3,0 cm
2. Margem direita: 2,0 cm
3. Margem superior: 3,0 cm
4. Margem inferior: 2,0 cm
V – DIAGRAMAÇÃO – CITAÇÕES
Citação DIRETA: transcrição textual de parte da obra do autor consultado, respeitando todas as
características formais em relação à redação, à ortografia e à pontuação exigidas.
a) Citações contendo no máximo 3 linhas, deverão constar no corpo do texto, entre aspas e receber
indicação, entre parênteses, na seguinte sequência: SOBRENOME do autor em maiúscula – vírgula
– ano – vírgula - página(s) abreviada(s) seguida(s) por ponto.
Ex.: (SILVA, 1999, p. 51) ou (SILVA, 1999, pp. 51-54)
b) Toda citação maior que 3 linhas, deverá destacar-se do texto com recuo de margem esquerda de
4,0 cm e fonte Arial 9, sem aspas ou letra em itálico e espaçamento simples. Ex.:
Esses comportamentos pautados na sociedade humana, ritos de reconhecimento e
submissão pelo gesto e pela postura, aparecem claramente não apenas nos temas tratados
nas pinturas rupestres, mas na maneira como são dispostas as figuras sobre o suporte
rochoso. (PESSIS, 2003, p. 74)
c) Uso de colchetes com reticências no início ou no decorrer da citação (de 3 ou mais linhas) , tem por
objetivo indicar que ela não está sendo mencionada a partir do início da frase.
Da Europa continental vem o predomínio da expressão “organizações não-governamentais”
(ONGs), cuja origem está na nomenclatura do sistema de representações das Nações
Unidas. [...] embora não representassem governos, pareciam significativas o bastante para
justificar uma presença formal na ONU. (FERNANDES, 1993, p. 26)
d) Necessidade de se destacar algumas palavras ou expressões do texto citado: a ênfase deve ser
dada em negrito, itálico ou sublinhado havendo a necessidade de, no momento de se fazer a
referência da citação entre parênteses, colocar ao seu final, a expressão “grifo nosso”. No caso do
destaque ter sido dado pelo próprio autor do texto citado, deve-se utilizar a expressão “grifo do
autor”.
Ex.: [...] para pequenos segmentos da sociedade e redirecionando os recursos [sem aumentá-
los] para o atendimento das demandas sociais mais básicas e urgentes. (BRASIL, 2001, p.21,
grifo nosso).
Citação INDIRETA: é a reprodução de ideias de outrem sem que haja transcrição literal das palavras
utilizadas. Apesar de livres, devem ser fieis ao sentido do texto original, NÃO necessitando de aspas.
a) Neste tipo de citação, ao se colocar a referência do autor, NÃO há necessidade de se indicar a
página.
Citação de CITAÇÃO: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
Ex. 1: Fundamentados na abordagem construtivista e nas teorias de Piaget apud Assis
(2008, p. 106), pode-se concluir que:
[...] os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos
ambientes sociais. Assim como não se pode ensinar o raciocínio, a moralidade também não
se aprende por meio da transmissão verbal. Embora ao nos relacionarmos uns com os outros
seja imprescindível a existência de regras- que visam garantir a harmonia do convívio social-
para Piaget a questão da moralidade não reside somente nas normas, mas principalmente
no por que as seguimos.
Ex. 2: Segundo estudos de Piaget apud Vinha (2000), só a partir dos 8 ou 9 anos a criança
começa a apresentar condições intelectuais para a manifestação dessa autonomia, uma vez que se encontra
num estágio de desenvolvimento nomeado por ele de operatório-concreto.
Obs.: a expressão latina apud, significa “citado por”.
Citação relativa a mais de uma fonte: quando a informação se refere a mais de uma fonte, todas elas
devem ser citadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula.
Ex. 1: Muito se tem discutido acerca da Gestão do Conhecimento no Brasil (BARROSO, 2002; DAMIÃO
et al, 2003; PLONSKY; CARDOSO, 2001).
Ex. 2:
O surgimento e crescimento dos movimentos messiânicos nas Guianas, estão claramente
relacionados à necessidade de criação de novos espaços de identificação coletiva e,
consequentemente, de uma ação política supra-local (BROWN, 1991; BUTT, 1960; BUTT;
COLSON, 1971; WRIGHT; HILL, 1986).
VI – DIAGRAMAÇÃO – NOTAS DE RODAPÉ
As notas de rodapé são indicações, observações, comentários ou explicações feitas pelo autor, para
abordar pontos que não devem ser incluídos no texto para não sobrecarregá-lo. Geralmente são
utilizadas quando o autor considera necessário prestar qualquer esclarecimento sobre o assunto.
Elas devem aparecer na mesma página onde ocorre a chamada numérica do texto; são digitadas em
espaçamento simples e com caracteres menores do que o utilizado no texto.
Ex. 1: Em outros termos, havia uma lacuna entre o vazio jurídico sobre um tema e, em seguida, a entrada
em vigor de um acordo multilateral, em um contexto internacional de crescente interdependência ecológica.1
Ex. 2: Por essa razão, diversos professores, como Stephen Krasner e Oran Young, dedicaram anos
estudando o que se convencionou chamar a “teoria de regimes”.2
Ex. 3: Note-se que o reconhecimento de regimes existentes depende, portanto, do observador, e que não
há consenso teórico sobre quais os principais critérios para o reconhecimento de um regime.3
Expressões utilizadas em notas de RODAPÉ:
a) Idem ou Id. (= o mesmo autor); Ibidem ou Ibid. (= na mesma obra)
Quando várias notas de rodapé se referem a uma mesma obra e mesmo autor, a partir da segunda
nota, deve ser usada a expressão [idem], ou sua abreviação [id.] e [ibidem] ou sua abreviação [ibid.]
. A expressão [idem] substitui só o autor e não as diferentes obras.
Ex.: xxxxxxxxxxxxx4
xxxxxxxxxxxxx5
xxxxxxxxxxxxx6
Observação: O idem da nota 5 significa que Sobrados e Mucambos é também do Gilberto Freyre. O
ibidem da nota 6 indica que está sendo citada outra página do mesmo livro definido na nota anterior.
b) Opus citatum ou op. cit. (= na obra citada)
1 Esse conceito significa que os problemas ambientais são comuns e/ou globais, isto é, a cooperação internacional seria uma alternativa de ação
coletiva necessária para a troca de experiências ou concessões com vista a solucionar problemas identificados pelos atores envolvidos no regime. 2 Ver uma reflexão detalhada sobre a história da teoria de regimes feita por Young em Varella e Barros-Platiau (2009). 3 Cristina Inoue (2007) faz excelente análise da teoria de regimes.
4 FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 36. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 146. 5 Idem. Sobrados e Mucambos. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977, p. 231. 6 Ibidem, p. 245.
Indica, em uma nota de rodapé, que a citação é referente a uma obra já citada no texto, porém não
imediatamente anterior
Ex.: WILLIAMS, op. cit. p. 29.
VII – OUTRAS EXPRESSÕES E ABREVIATURAS
As expressões latinas geralmente são usadas para evitar repetições constantes de fontes citadas
anteriormente, mas atenção, a primeira citação de uma obra deve apresentar sua referência completa.
As expressões latinas são comumente usadas em notas de rodapé.
A presença da referência em nota de rodapé não dispensa sua inclusão nas Referências, no final do
trabalho. As expressões idem, ibidem, op. cit., cf. só podem ser usadas na mesma página ou folha da
citação a que se referem.
1) Cf. (confira, confronte) – quando o autor recomenda a consulta a outras obras ou notas.
Exemplos: 1 Cf. TODOROV, 2010, p.14.
2 Cf. nota 2 do item 4 deste artigo.
2) ed. (edição) – utilizada para indicar o número da edição (somente a partir da 2ª edição) da obra pesquisada.
Exemplo: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis: O jogo, a criança e a educação infantil. 14 ed.
Petrópolis: Vozes, 2007.
3) et al. (e outros) – quando a obra possui muitos autores, pode-se indicar o sobrenome do primeiro autor, seguido
da abreviatura et al. em itálico.
Ex. 1: “Existem formas mistas, nas quais se combinam as características das formas espática, atetoide e
atáxica (BONOMO, et al. , 2007).”
Ex. 2: “Em 2007, Bonomo et al., afirmaram que existem formas mistas, nas quais se combinam as
características das formas espática, atetoide e atáxica”.
Ex.3: “Segundo Bonomo et al. (2007), existem formas mistas, nas quais se combinam as características
das formas espática, atetoide e atáxica”.
4) In (em) – utilizada quando a obra citada representa o capítulo de um livro.
Exemplo: SASSAKI, R. K. A escola para a diversidade humana: um novo olhar sobre o papel da educação
no século XXI. In: GUIMARÃES, T. M. (Org.). Educação inclusiva: construindo significados novos para a
diversidade. Belo Horizonte: SEE/MG, 2002, p. 15-24. (Lições de Minas, 22).
5) n. (número) – utilizada nas referências relativas a periódicos.
Exemplo: VIEIRA, Valter Afonso. Comportamento do consumidor. RAC, Rio de Janeiro, n. 3, p. 219-221,
setembro/dezembro 2002.
6) p. (página ou páginas) - utilizada quando a citação retirada de uma obra é literal, ou seja, são transcritas as
palavras do autor em sua versão original.
Exemplo 1: Neste sentido, ressalta-se esta questão com Aguiar (2004, p. 27), ao afirmar que “[...] a atividade
lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática
educativa”.
7) s.d. (sem data) - quando, ao indicar uma referência bibliográfica, é impossível a identificação do ano de sua
edição.
8) sic (assim mesmo, tal qual) - utilizada entre colchetes e em itálico no curso de uma citação para indicar que um
texto ou entrevista estão reproduzidos exatamente como os originais, mesmo que a grafia esteja incorreta.
Exemplo 1: “Antônio disse que os meninos foi [sic] embora”.
Exemplo 2: “ O advogado não compareceu à audiência do dia anterior porque estava duente [sic]”.
9) S.l. (sine loco = sem local) – quando o nome da cidade não aparecer no documento (bibliográfico, DVD etc.), utiliza-
se esta expressão entre colchetes [S.l.]
10) v. (volume) – utilizada nas referências relativas a periódicos, cuja publicação é sequencial. Exemplo: SHINZATO,
G. T. et al.,. Protocolo de avaliação funcional de joelho em patologias ortopédicas. Acta fisiátrica, v. 3, n. 1, p. 30-
36, 1996.
VIII – DIAGRAMAÇÃO: REFERÊNCIAS
Permitem a identificação de um documento em seus diferentes formatos (livro, artigo de periódico,
documento on-line, entre outros). Elas devem colocadas em ORDEM ALFABÉTICA. A pontuação deve
ser uniforme para todas as referências. A separação entre os itens é feita com ponto final, seguido de
um espaço (aqui representado pelo símbolo , representando um espaço em branco).
SOBRENOME,Nome(s) do(s) autor(es).Título.Edição. Local de publicação: Editora, Data de
publicação.
Ex: CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed.
Coimbra: Almedina, 2003.
- TÍTULOS
a) O título deve ser destacado (negrito), mas NÃO o subtítulo:
Ex.: Experiências educacionais inclusivas. Programa educação inclusiva: direito à
diversidade.
b) Quando a obra possuir dois ou três subtítulos, deve-se destacar apenas o TÍTULO principal.
Ex.: Democracia de massa: jornalismo e cidadania: estudo sobre as sociedades
contemporâneas e o direito dos cidadãos à informação.
c) Quando não há indicação de autoria, a entrada deve ser pelo próprio TÍTULO, com a primeira palavra
escrita em letra maiúscula, sem o destaque do negrito.
Ex.: MARKETING político no Brasil. Niterói, 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2010. –
- ENTIDADES COLETIVAS
a) Órgãos de Administração governamental. (Ministério, Secretarias e outros): Deve-se indicar
a entrada pelo nome geográfico (País, Estado ou Município).
Ex.: - BRASIL. Ministério da Saúde.
- PARANÁ. Secretaria da Educação.
- LONDRINA. Prefeitura Municipal
b) Entidades independentes, empresas, universidades etc:
Ex.: - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
- IBGE. (Sigla conhecida em todas as áreas do conhecimento)
- PUBLICAÇÕES ANÔNIMAS OU NÃO ASSINADAS: Entrar diretamente pelo título, sendo a primeira
palavra impressa em maiúsculo:
Ex.: - ECONOMIA política das telecomunicações.
- O FINANCIAMENTO da saúde no Brasil
- ARTIGOS EM PERIÓDICOS
SOBRENOME, Nome (Autor do artigo). Título do artigo. Nome da Revista, Local, v., n., p. inicial-final, mês
(abreviatura) ano.
Ex: - PEIXOTO, Fábio. Sua empresa não quer fera. Exame, São Paulo, v. 35, n. 738, p. 30-31,
abr. 2001.
Ex.: MARTINS, J. J.; FARIA, E. M. O cotidiano do trabalho em UTI: prazer e sofrimento. Texto
& Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 222-243, jan./abr. 2002.
Ex.: HOLANDA, Fabíola. Construção de narrativas em história oral: em busca dos narradores
plenos. Oralidades: Revista de História Oral, São Paulo, n. 1, p. 15-33, jan./jun. 2007.
Obs: abreviar o mês até a terceira letra, com exceção ao mês de maio.
- REVISTAS
TÍTULO DA REVISTA. Local: Editora, volume, número do fascículo, mês. Ano.
Ex.: GALILEU. São Paulo: Globo, n.151, fev. 2004.
- DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
a) CD-ROM
Ex: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Aprimoramento profissional em psicologia:
biblioteca virtual, base de dados e periódicos científicos brasileiros: modo de usar. Brasília, DF, 2002. 1 CD-
ROM.
b) Homepage institucional
Ex.: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRP). Graduação em
Agronomia. Recife, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2014.
c)Blog
Ex.: MONTEIRO, Cássio Murilo. TEA (Trabalhando a Educação Ambiental) Brasil contribui
com o projeto Padrões de Atendimento Fiat na concessionária da Vime de Guaxupé no dia
03/04/2013. [S.l.], 03 abr. 2013. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2014. Blog: TEA
(Trabalhando a Educação Ambiental).
d) Youtube
Ex.: NBR NOTÍCIAS. Países dos Brics acionaram 365 vezes a Organização Mundial do
Comércio em 18 anos. [S.l.], 2012. (ca. 2 min e 16 s). Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2014.
Ex.: AMORIM, Celso. 7 anos em 7 minutos. [S.l.], 2010. (ca. 7 min). Disponível em: . Acesso
em: 25 fev. 2014.
- TRABALHOS ACADÊMICOS
Ex.: SOUZA, Mariene Aparecida de. A importância da gestão de projetos no planejamento
estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor metalúrgico da região sul do Estado de Minas
Gerais. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção e Qualidade) – Centro
Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG), Guaxupé, 2011.
Ex.: CORRÊA, Ana Cláudia Pinto. Imigrantes judeus em São Paulo: a reinvenção do cotidiano
no Bom Retiro (1930-2000). 2007. 263 f. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-
Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP), São Paulo, 2007.
Disponível em: . Acesso em 13 jun. 2012.
- MATÉRIA DE JORNAL
a) Matéria COM autoria
Ex.: BERCITO. Diogo Presidente interino toma posse na Ucrânia. Folha de São Paulo, São
Paulo, ano 94, n. 31.008, p. A8, 24 fev. 2014.
b) Matéria SEM autoria
Ex.: REAÇÃO russa preocupa líderes ocidentais. Folha de São Paulo, São Paulo, ano 94, n.
31.008, 24 fev. 2014. Brasil, p. A8.
- ENTREVISTA
a) Realizada pelo próprio pesquisador
Ex.: FRIEDMAN, Sarah. Imigrantes judeus em São Paulo. Entrevistadora: Ana Cláudia Pinto
Corrêa. São Paulo, 22 set. 2004.
b)Realizada em meios de comunicação
Ex.: IOSCHPE, Gustavo. [10 dez. 2012]. Entrevistador: Salomão Schvartzman. Disponível em:
http://bandnewstv.band.uol.com.br/colunistas/coluna.asp?idc=111&idn=637422&tt=salomao-
schvartzman&tc=entrevista-com-gustavo-ioschpe. Acesso em: 27 fev. 2014. Entrevista
concedida à BandNews.
Ex.: UM DOUTOR na sala de TV. Entrevista com o dr. Drauzio Varella. Diversa: Revista da
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, ano 7, n. 16, nov. 2008. Disponível
em:https://www.ufmg.br/diversa/16/index.php/entrevista. Acesso em: 27 fev. 2014.
- TRABALHO Apresentado em EVENTO (Congressos, Seminários, Simpósios, Encontros, Workshops
e Colóquios)
Documento impresso
AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, n., ano, Local. Anais... Local de publicação: Editora,
ano. página inicial-final.
Ex.: CORRÊA, Ana Cláudia. Memória e identidade: ser judeu na lembrança e na vivência. In: II
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2., 2005, Goiânia. Anais... Goiânia: UEG, 2005. p. 192-192.
Documento eletrônico (anais eletrônicos)
Ex.: CORRÊA, Ana Cláudia Pinto . História Oral: identidade e compromisso. In: SEMINÁRIO
INTERNACIONAL NEHO 20 ANOS – HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E COMPROMISSO, 1., 2011, São
Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2011. Disponível em: <
http://historiaoralnehousp.files.wordpress.com/2011/11/caderno-de-resumos-neho-20-anos. pdf >. Acesso
em: 05 set. 2012.
- MATÉRIA em TV ou RÁDIO
TEMA. Nome do programa. Local: nome da Rádio ou Emissora de TV, data da apresentação. Nota
especificando o tipo de programa (TV). Duração.
Ex.: BOM RETIRO inspira projeto do Teatro da Vertigem. Galeria. São Paulo: Rádio Cultura, 20
jul. 2010. 26 min e 39 seg. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2014.
- DVD
TÍTULO. Diretor, Produtor. Local: Produtora, data e especificação do suporte físico.
Ex.: INVERNO da alma. Direção: Debra Granik. Intérpretes: Jennifer Lawrence, John Hawkes,
Kevin Bresnahan. [S.l.]: Califórnia Filmes, 2010. 1 DVD (100 min), son., color.
IX – LIMITE DE PÁGINAS
1. O artigo deve conter um mínimo de 10 (oito) e um máximo de 25 (quinze) páginas.
REFERÊNCIAS utilizadas para elaboração deste manual
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências: elaboração.Rio de Janeiro,
ago. 2002a.
REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (UNIFEG). Guaxupé, n. 11, nov. 2011.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP:
documento eletrônico e impresso - Parte I (ABNT). São Paulo, 2009. Disponível em:
http://www.usp.br/sibi/produtos/imgs/Caderno_Estudos_9_PT_1.pdf >. Acesso em: 10 nov. 2013.
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS). Manual para elaboração de trabalhos
acadêmicos (artigo de periódico, dissertação, projeto, relatório técnico e/ou científico, trabalho de
conclusão de curso, dissertação e tese). São Leopoldo, 2013. Disponível em:
http://www.unisinos.br/biblioteca/imagens/stories/downloads/manual-biblioteca-2013.pdf. Acesso em: 10
nov. 2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Regras básicas para apresentação formal de
trabalhos. Londrina, 2013. Disponível em:
http://www.uel.br/cef/def/portal/pages/arquivos/TCC/ABNT%20(UEL).pdf >. Acesso em: 14 dez. 2013.
MODELO DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO
A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM
UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
(ARIAL 14, CAIXA ALTA, NEGRITO, CENTRALIZADO)
Neiva de Lima Torres7 e-mail
(Arial 10, centralizado)
Nilza Franchi8 e-mail
(Arial 10, centralizado)
RESUMO
(ARIAL 10, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO, NEGRITO)
O presente artigo relata uma pesquisa de Iniciação Científica que...
(Arial 10, justificado)
Palavras-chave
(Arial 10, minúscula, centralizado, negrito)
Metodologia lúdica, Educação Infantil, Educação Especial
(Arial 10, centralizado)
ABSTRACT
(ARIAL 10, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO, NEGRITO, ITÁLICO)
The following text shows...
(Arial 10, minúscula, justificado, itálico)
Keywords
(Arial 10, minúscula, centralizado, negrito, itálico)
Playful methodology,...
(Arial 10, minúscula, justificado, itálico)
7 Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG). Discente do curso de
Pedagogia. 8 Professora orientadora da Pesquisa. Pedagoga. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNIFEG). Especialista em Orientação
Educacional (UNIFEG). Coordenadora NAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional). Docente UNIFEG.