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TROVADORISMOPoesia de melopéia: palavra e música
Jograis, ilustração das Cantigas de Santa Maria, de Afonso X o
Sábio, séc. XIII
Idade Média
Feudalismo
Teocentrismo
Língua: galego-português
(português arcaico)
Autor principal: Rei D. Dinis
(1261-1325)
Poesia lírica:
Cantiga de amor (eu lírico
masculino);
Cantiga de amigo (eu lírico
feminino)
Poesia satírica:
Cantiga de escárnio (crítica
indireta);
Cantiga de maldizer (crítica
direta)
Obras (antologias
manuscritas):
Cancioneiro da Ajuda;
Cancioneiro da Vaticana;
Cancioneiro da Biblioteca
Nacional;
HUMANISMOTransição da Idade Média ao Renascimento
Madonna Giotto Séc. XI
Crise do Feudalismo e da Igreja
Inicio do Mercantilismo/Grandes
Navegações
Centralização política: Absolutismo
Revalorização da Antiguidade
clássica
Dualismo:
Teocentrismo/Antropocentrismo
Obras importantes:
Prosa: Crônicas de Fernão Lopes
(D. Pedro; D. Fernando; D. João)
Poesia: Cancioneiro geral de Garcia de
Resende, 1516 (poesia palaciana de “medida
velha”)
Teatro: Gil Vicente (Autor da Barca do Inferno,
1517; Farsa de Inês Pereira, 1523; e mais 40
outras peças)
CLASSICISMO
Arte do Renascimento
Davi, Michelangelo, Séc. XVI
Absolutismo/ Mercantilismo/ Reforma
e Contra Reforma
Humanismo/Antropocentrismo/Univer
salismo/ Racionalismo
Arte = Mimese (imitação da natureza)
Estudo, imitação e emulação dos
autores gregos e latinos da Antiguidade
Equilíbrio/ Harmonia/ Senso de
proporção
Simplicidade/ Clareza/ Concisão
Rigor e perfeição formal
Ideal ético-estético: Bem =
Beleza
Fusionismo: Mitologia pagã e
cristã
Obras magistrais:
Os Lusíadas (1572), Camões
Rimas (1595), Camões
BARROCOO homem em conflito
São Francisco em Meditação, Zurbarán, Séc. XVII
Apogeu do Absolutismo e da Contra-Reforma
Colonialismo/ Ciclo da cana-de-açúcar
Dualismo: Teocentrismo e Antropocentrismo
Fusionismo: mitologia pagã e cristã
Sinuosidade labiríntica
Ornamentalismo (figuração
abundante):
Antítese, paradoxo e oxímoro
Hipérbato, quiasmo
Hipálage, gradação
Hirpérbole e sinestia
Aliteração e assonância
Perífrase, metonímia e metáfora
Angústia mística:
Salvação/ perdição
Angústia existencial:
Vida/ morte
Enfermidade da vida
Fugacidade do tempo
Angústia erótica:
Sensualismo/ platonismo
Carpe diem/ pessimismo
Cultismo: sensorialismo/ descrição
Conceptismo: intelectualismo/
argumentação
Obras portuguesas essenciais:
Sermões (1679 a 1748), Pe. Antônio
Vieira
Obras brasileiras fundamental:
Obras Completas (1968), Gregório de
Matos
ARCADISMONeoclassicismo do Séc. XVIII
Cena Campestre, Vieira Portuense, Séc. XVIII
Depotismo esclarecido
Revolução Gloriosa (Inglaterra, 1688)
Revolução Industrial (Inglaterra, c.
1789)
Independência dos EUA (1776)
Revolução Francesa (1789)
Inconfidência Mineira (1789)
Liberalismo/ Iluminismo/
Enciclopedismo
Ideal clássico: oposição ao Barroco
Convencionalismo:
Aurea mediocritas: equilibrio/ harmonia
Inutilia truncat: concisão/ simplicidade/ clareza
Fugere urbem: fugir da cidade
Locus amoenus: bucolismo
Pastoralismo: pseudônimos pastoris
Carpe diem
Obra portuguesa mais importante:
Rimas (3 vol., 1791, 1799, 1804,
Bocage
Obras-primas brasileiras:
Obras Poéticas (1768), Cláudio
Manuel da Costa
O Uruguay (1769), Basílio da Gama
Marília de Dirceu (1792), Tomás
Antônio Gonzaga
ROMANTISMO
Afirmação da individualidade e da liberdade
Viajante Junto a um Mar de Neblina, Caspar David
Friedrich, Séc. XIX
Guerra napoleônicas
Decadência do Absolutismo
Independência do Brasil (1822)
Liberalismo
Individualismo
Subjetivismo
Sentimentalismo
Rebeldia
Nacionalismo
Naturalismo
Panteísmo
Originalidade/ Autenticidade/ Inspiração/ Imaginação
Liberdade de expressão
Romantismo de evasão:
Romances históricos:
Medievalismo (Portugal)
Indianismo (Brasil)
Romances de folhetim:
Sentimentalismo
Poesia do mal do século (byronismo)
Spleen (tédio/melancolia)/ egocentrismo
Culto da noite/ escapismo (sonho/morte)
Romantismo de oposição:
Romance social: problematização da realidade;
Poesia libertária: condoreirismo;
Obras portuguesas essenciais:
Viagens na Minha Terra (1846) e Frei Luís de
Sousa (1844), Almeida Garrett;
Eurico, o Presbítero (1844), Alexandre
Herculano
Amor de Perdição (1862) e A Queda de um
Anjo (1866), Camilo Castelo Branco;
As Pupilas do Senhor Reitor (1867), Júlio Dinis
REALISMORetratos da vida como ela é
Britadores de Pedra, Courbet, séc. XIX
II Revolução Industrial
Sociedade burguesa /luta das classes
Brasil: crise do II Reinado e do escravismo
Racionalismo materialista:
Evolucionismo (Charles Darwin)
Experimentalismo (Claude Bernard)
Positivismo (Auguste Comte)
Determinismo (Hippolyte Taine)
Socialismo cientifico (Karl Marx)
Características gerais:
Oposição ao Romantismo: perspectiva crítica;
Observação e análise objetiva da realidade;
Características literárias:
Realismo: análise psicológica;
Naturalismo: análise patológica/ cientificismo/
zoomorfismo/ estética do feio;
Expressionismo: deformação e intensificação da realidade;
Impressionismo: sugestão da realidade por sensações e impressões;
Parnasianismo (poesia): Arte pela Arte.
Obras portuguesas selecionadas:
Sonetos Completos (1886) Antero de Quental;
O Livro de Cesário Verde (1887), Cesário
Verde;
A Velhice do Padre Eterno (1885) e Os Simples
(1892), Guerra Junqueiro;
O Primo Basílio (1878), A Relíquia (1887), Os
Maias (1888), A Ilustre Casa de Ramires (1900)
e as Serras (1901), Eça de Queiroz.
Obras brasileira selecionadas:
Sinfonias (1883), Raimundo Correia;
Meridionais (1884), Alberto de Oliveira;
Poesias (1888) e Tarde (1919), Olavo Bilac
O Mulato (1881) e O Cortiço (1890), Aluísio Azevedo;
O Ateneu (1888), Raul Pompéia
Poesias Completas (1900), Histórias sem Data (1884), Várias Histórias (1896), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1898), D. Casmurro (1900), Esaú e Jacó (1904), Memorial de Aires (1908),
Machado de Assis
SIMBOLISMOArte da sugestão
Morte de Ofélia, John Millais, Séc. XIX
Imperialismo (neocolonialismo);
Lei Áurea, 1888;
Proclamação da Republica: Brasil, 1889; Portugal, 1910;
Características ideológicas:
Arte = sugestão;
Palavra = símbolos das coisas;
Poesia = expressão do mistério
Senso de enfermidade: ser é não ser;
Anseio de Absoluto: espiritualismo;
Escapismo: sonho; loucura; morte;
Ilogismo
Estilo:
Expressões vagas e insólitas;
Versos nominais/ reticências;
Iniciais maiúsculas (universalismo);
Predomínio a parataxe (coordenação);
Sensorialismo:
Musicalidade (aliterações e assonâncias);
Cromatismo;
Sinestesias (mistura de sensações)
Obras portuguesas:
Oaristos (1890), Eugênio de Castro;
Só (1892), Antônio Nobre;
Clepsidra (1920), Camilo Pessanha
Obras brasileiras:
Missal (1893), Broquéis (1893), Faróis (1900) e
Últimos sonetos (1905), Cruz e Sousa;
Dona Mística (1899), Kyriale (1902), Pastoral
aos crentes do amor e da morte (1923),
Alphonsus de Guimaraens
PRÉ-MODERNISMOLiteratura Brasileira do início do século XX
Arraial de Belo Monte, Canudos
1ª Grande Guerra/ Revolução Bolchevique;
Brasil: República Velha/ Revoltas populares;
Visão crítica da realidade brasileira;
Prosa: permanência de Realismo e do
Naturalismo;
Poesia: mescla de Parnasianismo e
Simbolismo;
Experiências precursoras da linguagem
modernista na poesia e na prosa;
Obras decisivas:
Os Sertões (1902), Euclides da Cunha;
Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915), Lima
Barreto
Urupês (1918), Monteiro Lobato;
Eu (1912), Augusto dos Anjos
MODERNISMOArte de vanguarda
Les Demoiselles d’Avignon, Pablo Picasso 1907
Ascensão nazi-fascista;
Crise da Primeira República
portuguesa;
Tenentismo e Coluna Prestes (Brasil);
Vanguardas artísticas: cubismo,
Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo
Características gerais:
Modernidade: velocidade / máquina;
Fragmentação/ pluriperspectivismo/
simultaneísmo;
Verso livre/ coloquialismo/ transgressão
gramatical;
Prosaísmo (poesia do cotidiano);
Poema – piada: humor/ ironia/ paródia;
Poema – pílula (composição curtíssima);
Nacionalismo (primitivo)/ cosmopolitismo
Obras portuguesas essenciais:
Mensagem (1934), Poesias de Fernando
Pessoa (1942), Poesias de Álvaro de Campos
(1944), Poemas de Alberto Caeiro (1946) e
Odes de Ricardo Reis (1946), Fernando Pessoa;
Dispersão (1914) e A Confissão de Lúcio
(1914), Mário de Sá Carneiro
Obras-primas brasileiras:
Paulicéia Desvairada (1922), Macunaíma (1928),
Lira Paulistana (1946) e Contos Novos (1947), Mário
de Andrade;
Memória Sentimentais de João Miramar (1924),
Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), Pau-Brasil
(1925), Primeiro Caderno do Aluno de Poesia de
Oswald de Andrade (1927), Manifesto Antropófago
(1928) e Serafim Ponte Grande (1933), Oswald de
Andrade;
Estrela da Vida Inteira (poesia completa, 1917-
1966);
Martim Cererê (1928), Cassiano Ricardo;
Cobra Norato (1931), Raul Bopp;
Brás, Bexiga e Barra Funda (1927), Antônio de
Alcântara Machado
2º MODERNISMOEntre a introspecção e a consciência social
Retirantes, Portinari, 1944
II Guerra Mundial;
Estado Novo: ditadura salazarista (Portugal), e
getulista (Brasil);
Existencialismo e Realismo Socialista;
Características gerais:
Neo-Simbolismo: exploração do inconsciente;
Neo-Realismo: engajamento político-social;
Obras portuguesas significativas:
Poema de Deus e do Diabo (1925) e Jogo da
Cabra-Cega (1934), José Régio;
Bichos (1940), Miguel Torga;
O Barão (s. d.), Branquinho da Fonseca;
A Selva (1930), Ferreira de Castro;
O Homem Disfarçado (1957), Fernando
Namora
Obras brasileiras fundamentais:
Nova Reunião (poesia quase completa,
contendo 19 livros, 1930-1983), Carlos
Drummond de Andrade;
Invenção de Orfeu (1952), Jorge de Lima;
História do Brasil (1932), A Poesia em Pânico
(1938) e O Visionário (1941), Murilo Mendes;
Viagem (1939), Vaga Música (1942), Mar
Absoluto (1945) e Romanceiro da Inconfidência
(1953), Cecília Meireles;
Novos Poemas (1938), Cinco Elegias (1943) e
Poema, Sonetos e Baladas (1946), Vinícius de
Moraes;
Menino de Engenho (1932) e Fogo
Morto (1943), José Lins do Rego;
S. Bernardo (1934), Angústia (1936),
Vidas Secas (1938) e Memória do
Cárcere (1953), Graciliano Ramos;
Jubiabá (1935), Terras do Sem-Fim
(1942) e Velhos Marinheiros (1961),
Jorge Amado;
O Amanuense Belmiro (1937), Cyro
dos Anjos
3º MODERNISMOPós-Modernismo: dispersão de corrente
artística
Bikub, Victor Vasarely, 1950
Guerra Fria;
Portugal: ditadura salazarista;
Brasil: ditadura militar;
Construtivismo;
Poesia Concreta;
Regionalismo Universalista;
Prosa Epifânica;
Realismo Mágico;
Obras portuguesas importantes:
Aparição (1959), Vergílio Ferreira;
A Sibila (1953), Agustina Bessa-Luís;
O Delfim (1960), José Cardoso Pires;
Memorial do Convento (1982), História do Cerco de Lisboa (1989), José Saramago
Obras brasileiras escolhidas:
Obra Completa (reunindo 20 livros de poesia, 1942-1994), Ferreira Gullar;
Poesia Pois É Poesia (1950-1975), Décio Pignatari;
Xadrez de Estrelas (percurso textual, 1949-1974), Haroldo Campos;
Poesia (1949-1979), Augusto de Campos;
Os Pães (1963-1977) e Invenção do Mar
(1997), Geraldo Mello Mourão;
Sagarana (1946), Corpo de Baile (1956 Obra
depois dividida em três volumes: Manuelzão e
Miguilim; N Urubuquaquá, no Pinhém; Noite do
Sertão); Grandes Sertões: Veredas (1956),
Primeiras Estórias (1962) e Tutaméia (1967),
João Guimarães Rosa;
Vestido de Noiva (1943), Nelson Rodrigues
Perto do Coração Selvagem (1944), Laços de
Família (1960), A Paixão Segundo G. H. (1964)
e A Hora da Estrela (1977), Clarice Lispector
SONETOS, CAMÕES
Forma fixa: 14 versos decassílabos, heróicos
e/ou sáficos, divididos em 2 quartetos e 2
tercetos;
Influências de Petrarca e de Platão;
Mitologia greco-romana/ tradição bíblica;
Classicismo:
Equilíbrio/ harmonia/ senso de proporção;
Simplicidade/ clareza/ concisão;
Serenidade/ racionalismo
Maneirismo (transição para o Barroco):
Antíteses/ paradoxos/ oxímoros;
Hipérboles/ hipérbatos
Tema: o amor, o desacerto do mundo, a
mutabilidade e a efemeridade das coisas
ESPUMAS FLUTUANTES
CASTRO ALVES
Condoreirismo (3ª geração do Romantismo): Linguagem e imagens grandiosas – influência de Victor Hugo;
Poeta = Vate (profeta; visionário);
Melopéia: aliterações e assonâncias;
Linguagem plástica, rica em imagens e cores;
Barroquismo: antíteses/ hipérbatos/ hipérboles/ apóstrofes/ gradações/ alegorias/ prosopopéias/ metáforas;
Intertextualidade: (Virgílio, Dante, Byron, Musset, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo etc.)
Poesia Social: heroísmo (titanismo)/ liberdade/ revolução (liberalismo)/ república;
Temática Artística: a poesia (metalinguagem)/
o teatro/ a perenidade da arte;
Poesia Idílica: descrição da natureza/
meditação/ memória/ família;
Poesia Tanatológica (Thanatos = Morte):
vontade de viver X sentimento de morte/
imaginação noturna;
Lírica Amorosa: crônica da vida sentimental/
“realismo”/ D. Juanismo/ natureza = metáfora
eróticas;
CONTOS NOVOS
MÁRIO DE ANDRADE
Contos de análises psicológica, foco narrativo em 1ª pessoa: “Vestida de Preto”; “O Peru de Natal”; “Frederico Paciência”; “Tempo da Camisolinha”
Temática: o universo infantil/ a repressão sexual/ a adolescência/ a ambiguidade sexual/ a passagem para a vida adulta;
Conto de análise psicológica em 3ª pessoa: “Atrás da Catedral de Ruão” (as pulsões da sexualidade)
Contos de análise social em 3ª pessoa: “O Poço”, “Primeiro de Maio”, “O Ladrão”, “Nelson”
Temática: a retificação do homem/ a ditadura Vargas (populismo e repressão proletária/ fofoca X privacidade;
Características:
Influência da psicanálise freudiana e da
sociologia marxista;
Linguagem coloquial, com toques
expressionistas;
Humor, ironia e lirismo;
Mestria no uso do discurso indireto livre